A linguagem escultórica de Robert Smithson (1938-73) abarca a sua produção textual – publicada principalmente em revistas de arte norte-americanas nos anos de 1960 e 1970 –, os objetos comumente encontrados em museus e galerias e os projetos de larga escala, que exploram grandes espaços fora dos centros urbanos.
O artista norte-americano é figura chave para a compreensão de um processo de transformação radical no campo da escultura. Nesta ampliação do campo, a produção textual dos artistas tem se mostrado um material incontornável para os estudos em filosofia, história e crítica da arte, por colocar em jogo os limites entre o visual e o verbal. Pelo menos desde 1960, essas fronteiras vêm sendo repensadas à luz de uma visada transdisciplinar da cultura, ao passo em que as artes plásticas confrontam e são confrontadas com proposições, conceitos e métodos de investigação provenientes de outras áreas do conhecimento. Apresentamos aqui uma tradução fac-similar dos escritos de Smithson, ou melhor, de seus "análogos visíveis da entropia", publicados na revista Artforum entre 1966 e 1973.
Palavras-chave: robertsmithson; artforum; escritosdeartistas; revistadearte; artesplásticas; escultura
Antônio Ewbank é artista. Editor da ébria. Professor de desenho e escultura do Instituto de Artes da Unicamp.
Wallace V. Masuko é artista. Editor e designer da ébria, Revista Rosa e cabradapeste.org. Organizador de — _ – o cometa.
título: Robert Smithson: Artforum 1966-73
edição e tradução: Antônio Ewbank
design: Wallace V. Masuko
revisão: Cris Ambrosio, Marcelo Zoppi, Marcela Vieira, Claudia Nogueira
ano: 2023
edição: 1º
páginas: 52
tipo: brochura
formato: 26,7 x 26,7 cm
papel: couchê 150 g/m2
peso: 400 g
ISBN 978-65-85351-01-0